Bem-Vindo

Bem-vindo ao site português dedicado ao pombo torcaz e à criação e comercialização de pombos de vara. 

QUEDADA PALOMERA

No próximo Sábado, dia 28, vai ter lugar mais um dos eventos anuais organizados pelos nossos amigos caçadores de pombos espanhóis, desta vez em Cáceres. Para além do habitual Concurso Internacional de Pombos de Vara, vai ainda haver um outro concurso em que é avaliada a morfologia dos pombos de vara nomeadamente no que se refere à sua parecença com os pombos torcazes. Este ano, a Quedada conta ainda com a presença do famoso criador de pombos de vara italiano, Pietro Ceppattelli.

********  DOIS MILHÕES  ********

É O NÚMERO DE PÁGINAS JÁ VISUALIZADAS NO SITE DA PAIXÃO AZUL

O site da PAIXÃO AZUL atingiu no passado mês de Dezembro dois milhões de páginas vistas, algo que, quando começámos, estaria muito longe das nossas perspectivas mais optimistas. O paixaoazul.pt é hoje, de longe, o site mais visto em Portugal na área da caça, o que lhe confere um estatuto especial mas também uma responsabilidade acrescida. Efectivamente, passados cerca de cinco anos do seu arranque, este espaço é hoje uma referência para todos os apaixonados pela caça aos pombos torcazes, excedendo em muito, o nosso objectivo inicial. O nosso obrigado a todos os nossos AMIGOS que tal tornaram possível.

Ao longo destes anos, a internet tornou-se o veículo ideal para mudar o panorama no que se refere à forma de caçar torcazes, divulgando novas e velhas técnicas, novos e velhos equipamentos e novas e velhas raças de pombos de vara. Cada vez mais, o caçador que exerce esta actividade cinegética tenta melhorar o seu desempenho e os seus resultados através da utilização de pombos de vara, deixando meramente de carabinar, com todos os efeitos perniciosos que esta última forma de caçar (?) implica. Em todo este processo, o verdadeiro caçador percebeu que conseguia desfrutar muito mais, muitas vezes cobrando menos. O apelo dos pombos à distância, conduzindo-os até ao nosso posto, que foi, durante anos, um privilégio de poucos, felizmente, é cada vez mais desfrutado pela maioria, pois é extremamente estimulante, tornando-se facilmente uma PAIXÃO.

Aproveito para voltar a chamar a atenção para a necessidade premente de, à imagem do que foi feito por espanhóis, franceses e italianos, nos organizarmos em associação, de modo a podermos fazer ouvir a nossa palavra, contribuindo assim para a defesa do pombo torcaz, personagem essencial da nossa actividade cinegética preferida. Uma associação deste tipo permitiria definir padrões, no que toca ao apuramento das raças de pomos de vara, sobretudo nacionais, promoveria concursos, poderia dar formação e organizar eventos, mas teria que ter como objectivo maior a caça com ética e a protecção do pombo torcaz.

No que se refere às acções a desenvolver pelo nosso site ao longo do ano que se avizinha, pensamos publicar em breve mais dois artigos, já quase concluídos: “O Desguiar do Pombo de Vara” e “O Pombo de Vara Ideal”. Como em anos anteriores, vamos novamente publicar, na altura certa, as contagens nos Pirinéus, acrescidas ainda, sempre que possível, com as nossas previsões sobre o que se irá passar nos dias imediatos no que se refere aos “grandes golpes” através daquelas montanhas. Vamos também continuar com a rúbrica “Torcazes por Onde Andam”, seguida por muitos todos os anos. Gostaríamos ainda de contar com a vossa participação mas assídua no nosso fórum, pois apesar de este ser objecto de consultas bastante numerosas, as contribuições escritas são bastante reduzidas e estas são fundamentais para a sua dinâmica.

Aproveitamos para vos desejar um Excelente 2018.

Continuem a contar connosco.

Paulo Santana

 

TORCAZES, ONDE ESTÃO ?

ESTA RUBRICA ESTÁ DISPONÍVEL. PARA LHE ACEDER, BASTA CLICAR NA FOTO ACIMA. Como habitualmente, às sextas e às segundas, ou quando se justificar, vamos dar a indicação de como se estão a movimentar os torcazes.

PARA CONHECER OS NÚMEROS DAS CONTAGENS CLIQUE NA FOTO ABAIXO

 TOTAL ACUMULADO1 062 497 

 

VACINAÇÃO

Recentemente têm ocorrido várias autuações devido a irregularidades na documentação que tem de acompanhar os pombos. Foram-nos relatadas situações em Montemor, Palma e Castelo Branco. Lembramos que a vacinação contra a Doença de Newcastle (Paramixovirus) é obrigatória para os pombos que transportamos para a caça. Estes pombos têm de ser acompanhados de uma declaração emitida por um médico veterinário. A través de protocolos com clínicas veterinárias, a PAIXÃO AZUL pode tratar da vacinação dos seus pombos a preço reduzido.

Especificamente para este assunto, dado o elevado número de interessados, contactar directamente: Dra. Rosa Pinheiro (929 302 743)

 

POMBOS DE VARA – APOSTAMOS NA MELHORIA CONTÍNUA

Como resultado do apuramento e selecção de raças que a PAIXÃO AZUL tem vindo a fazer ao longo de vários anos, para a qual contribui também a importação de pombos vindos de Itália, podemos apresentar novamente esta época um lote de pombos que consideramos serem muito bons. Referimo-nos não só às características estéticas mas também ao seu perfil psicológico, pois sendo cada vez mais dóceis, os nossos pombos estão também mais aptos a receberem o melhor treino, tornando-os nos  companheiros ideais para a caça aos torcazes.

Para além dos cada vez melhores POMBOS DE GUIZO, a única raça nacional e da qual vamos ter em breve novidades, dos ITALIANOS DE ASA LISA, agora temos também com o espelho alar branco, e dos sempre presentes AZUIS DE GASCOGNE (franceses), cada vez mais dóceis e sem barras, temos também os pombos da moda em Itália, os ROSADOS (ou rosato), os pombos de voo livre com espelho alar branco e quase sem barras negras (únicos em Portugal) e os TERNANOS LISOS com espelho alar branco. Este pombo, semelhante ao Italiano de Asa Lisa, é na realidade produto de uma mutação dos pombo de voo livre, com barras, sendo por isso mais escuro, o que se traduz num contraste muito interessante com o branco que possuem no espelho alar.  

limpo

Rosado

 

DSC_0462

Ternano sem barras com espelho alar branco (s/muda)

 

DSC_0297a

 Italiano de Asa Lisa

 

DSC_0300

Azul Gascogne

 

LA VAGUE BLEU

Aconselhamos vivamente os nossos amigos a visualizarem este filme francês que ilustra a migração do nosso pombo torcaz. Uma parte do filme é filmada em Portugal, na zona de Grândola. Apesar de não estar legendado, vale a pena. Fica aqui o link.

www.youtube.com/watch?v=Trh6wWd_JIw

Woodpigeon-head-detail a

 

NOVO ARTIGO

Publicámos um novo artigo técnico relacionado com a caça aos pombos torcazes intitulado “O AGUARDO NA CAÇA AOS POMBOS TORCAZES COM VARA“. Este artigo foi publicado também na revista “Caça e Cães de Caça” de Novembro.

Para aceder ao artigo basta clicar no respetivo nome que se encontra no menú “Artigos” do lado esquerdo do seu monitor ou na foto abaixo.

DSC_0198

o aguardo na caça aos pombos com vara

TORCAZES EM FRANÇA

Bruxelas não aceitou a reivindicação dos agricultores de milho franceses e mantém a obrigatoriedade de rotação de culturas, o que vem afetar o cultivo intensivo de milho sobretudo na região das Landas, perto dos Pirinéus Atlânticos e  zona de forte Invernagem dos torcazes. Esta aplicação da PAC terá consequências imediatas na quantidade de milho produzido naquela zona, que deverá sofrer uma redução muito significativa.

Por outro lado a aplicação da quinta diretiva europeia “nitratos, que respeita à redução, a partir deste outono, dos nitratos de origem agrícola, nos 126 municípios que constituem as Landas (classificados como vulneráveis aos nitratos), obrigam os agricultores a triturar e enterrar os resíduos dos cultivos. Isto terá como resultado uma redução drástica da quantidade de milho, girassol e colza, disponíveis no solo para a alimentação dos torcazes na zona.

Estas duas situações, que os caçadores franceses consideram extremamente penalizadoras da sua atividade cinegética, constituem, por outro lado, uma clara oportunidade para que o número de torcazes (e de outras aves migratórias) que atravessam os Pirinéus venha a aumentar nos próximos anos. Estima-se que esse aumento possa variar entre 500 000 e 1 000 000. Cá os esperamos

aaaa

NOVO CATÁLOGO

A PAIXÃO AZUL tem vindo a trabalhar para que num futuro muito próximo, quando alguém pretenda adquirir algo destinado a esta caça que nos apaixona a todos, saiba que o pode encontrar no nosso site. Chamamos a vossa atenção para o nosso NOVO CATÁLOGO. Agora já contem todos os nossos produtos e é muito mais atraente. Também rearranjámos os menus relacionados com os produtos que comercializamos. Vale a pena ir à página PRODUTOS e correr os diferentes menus.

Capa Catv0814

ARTIGOS TÉCNICOS

Nacional Branco

A PAIXÃO AZUL publicou nos últimos meses vários artigos escritos com o objetivo de divulgar a forma mais gratificante de caçar os pombos torcazes, isto é, a caça com pombos de vara complementada com outras técnicas que reputamos de muito úteis para melhor os resultados. Neste nosso site pode encontrar os seguintes artigos que, garantidamente, serão muito úteis sobretudo para aqueles que se iniciam nesta forma de caça que muitos, justificadamente ou não, consideram mesmo uma arte:

  • A TÉCNICA MODERNA DE CAÇA AOS POMBOS COM VARA
  • NEGAÇAS ESTÁTICAS
  • AS “ESPANHOLAS” COMO COMPLEMENTO DA CAÇA AOS POMBOS COM VARA
  • AS RAÇAS MAIS UTILIZADAS COMO POMBO DE VARA
  • ONDA AZUL

FORUM “PAIXÃO AZUL”

Está disponível o FORUM da  PAIXÃO AZUL, destinado à para discussão dos temas ligados à apaixonante caça aos pombos torcazes. Os aficionados dos tordos também não foram esquecidos, pois também têm aí um lugar para discussão.

Esperamos que este Forum seja um espaço muito concorrido e que não só  permita trocar experiências e divulgar a nossa paixão, mas que também contribua para a protecção do pombo torcaz.

O link é o seguinte: http://forum.paixaoazul.pt/index.php

Agradecemos desde já a vossa contribuição e esperamos que este espaço possa vir a ser uma referência para todos os aficionados, tanto novos como experientes.

IMPORTAÇÃO DE POMBOS ITALIANOS

PAIXÃO AZUL esteve em Itália para adquirir reprodutores. Conseguimos pombos espetaculares das raças Rosado e Ternano, sem barras. Estes últimos já com as penas brancas naturais, que os tornam muito semelhantes ao s torcazes, sobretudo quando movimentam as asas.

Ternano

Paulo Santana