TORCAZES, ONDE ESTÃO?

 

Esta página destina-se a, durante a época de caça, informar os QUE VISITAM O NOSSO SITE sobre onde se encontram os pombos torcazes. Todas as informações sobre este assunto que queiram ver divulgadas neste nosso site são bem-vindas. Aqui ficam as informações que vamos recolhendo.

SEGUNDA-FEIRA, 04 FEV.

O mau tempo que ocorreu na passada semana, associado à quase total ausência de bolota de azinho nesta fase do ano, obrigou a uma descida para sul dos pombos. Apareceram pombos na zona da Serra de Ossa, Casa Branca, Vimieiro Freixo e Azaruja. Continua um núcleo importante de pombos a dormir na zona de Montargil / Foros do Arrão.

SEGUNDA-FEIRA, 21 JAN.

Os torcazes encontram-se cada vez mais espalhados. Alguma movimentação para sul.

Ontem, com vento moderado, algumas caçadas razoáveis para a época em Grandola, Torre de Coelheiros, Foros do Arrão, Vimieiro e Portalegre.

Em Espanha não há pombos dignos de registo.

SEGUNDA-FEIRA, 14 JAN.

Os pombos estão muito espalhados. Há pombos desde a serra algarvia (poucos) até à Extremadura espanhola (também poucos). Pombos dispersos em Grândola, Sta. Margarida do Sado, Torrão, Viana do Alentejo, Vimieiro, Lavre, Canha,… Os torcazes que se encontravam na zona de Vensas Novs subiram para nordeste. A maior concentração encontra-se (sobretudo até sábado passado) em Foros do Arrão / Montargil. 

Os poucos pombos que se encontravam na Serra de São Pedro subiram no sábado de manhã, ficando apenas alguns residuais na serra. De referir que aqui quantidade de comida é mínima.

SEGUNDA-FEIRA, 07 JAN.

Os pombos rumam cada vez mais a norte, tendo mesmo chegado a Espanha e seguindo o vale do Tejo. A Serra de São Pedro recebeu os primeiros pombos da época. Por cá chegaram bastantes à Serra de Ossa tendo seguido a ribeira de Tera. Continua um núcleo interessante na zona de Vendas Novas / Lavre. Pombos em Montargil.

SEGUNDA-FEIRA, 31 DEZ.

Grande concentração na zona Vendas Novas / Canha / Lavre. Bastantes pombos e boas caçadas em Cercal / Santiago do Cacém. Pombos na zona de Montargil. No Pinheiro Francês, em Palma e na zona de Grândola, apenas residuais.

SEGUNDA-FEIRA, 24 DEZ.

Forte subida para Norte. Muitos pombos a sair do Pinheiro Francês e a subir pela Ribeira do Divor. Os pombos que estavam na zona de Grândola e mais a sul também subiram naquela direção. Muitos pombos a passar por Lavre, Mora e Montargil. Chegaram também à Serra de Ossa. Vamos estar atentos nos próximos dias para avaliarmos onde se irão fixar.

SEGUNDA-FEIRA, 17 DEZ.

Mais do mesmo. Mantém-se as duas maiores concentrações. Continuam muitos pombos na zona do Pinheiro / Palma e mais para sul continuam pombos em Grândola / Ferreira. Bandos muito concentrados, a voar alto, resultando em caçadas  fracas.

SEGUNDA-FEIRA, 10 DEZ.

Situação sem grandes alterações. Mantém-se a grande (muito grande) concentração na zona de Palma / Pinheiro. A dormida maior fica completamente cheia. Alguma boas caçadas. Os pombos da zona de Grândola têm-se movimentado para nascente. Bastantes pombos na zona de Ferreira. Como tem vindo a ser hábito em anos anteriores nesta altura do ano, já se faz sentir alguma movimentação para norte.

SEGUNDA-FEIRA, 3 DEZ.

Mantém-se a grande concentração que se encontra na zona do Pinheiro Francês. Apesar disso as caçadas sofríveis continuam. Abriram mais reservas na zona de Palma, embora também aqui as caçadas tenham sido sofríveis. Pombos na zona de Grândola e Ferreira.

SEGUNDA-FEIRA, 26 NOV.

Grande concentração, a maior dos últimos anos, na zona do Pinheiro Francês. Os pombos que se encontravam para baixo da Serra de Grândola subiram. Ontem caçadas muito fracas, mesmo nas zonas referidas, devido ao mau tempo.

SEGUNDA-FEIRA, 19 NOV.

Situação sem grandes alterações. Maior concentração na zona do Pinheiro Francês, apesar disso o tempo não permitiu boas caçadas. Pombos a sul de Alvalade do Sado e na zona de Grândola.

SEGUNDA-FEIRA, 12 NOV.

Maior concentração na zona do Pinheiro Francês. A outra concentração encontra-se mais para sul, acima de Grândola. Pombos que estavam para sul subiram no fim-de-semana.


Contribuições encerradas.