TORCAZES, ONDE ESTÃO?

Esta página destina-se a, durante a época de caça, informar onde se encontram os pombos torcazes. Todas as informações sobre este assunto que queiram ver divulgadas neste nosso site são bem-vindas.

2020/2021

22.OUTUBRO

Mais um dia em que tudo o que se refere aos torcazes esteve parado. Vento e tempo nublado com alguma chuva nos Pirinéus.

Dada a previsão de bom tempo com vento fraco, amanhã e domingo estão criadas condições para se dar a primeira passagem de torcazes digna de registo.

Contrariamente à ideia inicial, a migração da Suécia em direção ao sul da europa tem estado anormalmente parada, com quantitativos abaixo da média dos últimos anos para esta data.

Pela costa basca e durante a manhã, uma entrada relevante de tordos para a península.

21. OUTUBRO

Chuva e vento. Mais um dia à espera da primeira grande passagem. Amanhã igual.

20. OUTUBRO

O vento sudoeste forte levou a mais um dia sem movimentação digna de registo.

19. OUTUBRO

Tudo muito calmo. Alguns bandos no início da manhã, mas tudo parou rapidamente. Os primeiros bandos passam pela zona de Burgos.

18. OUTUBRO

Quase tudo parado. Apesar do bom tempo persistir nos Pirinéus e apesar das relevantes movimentações em França na direção das Landes, os torcazes ainda não decidiram iniciar realmente a travessia das montanhas que os separam da Península Ibérica. Neste país entraram já esta época perto de um milhão de pombos que poderão viabilizar um primeiro golpe para breve.

Passaram hoje da Suécia em direção a sul mais 41400 torcazes, totalizando perto de 190 000, em linha com o valor médio dos anos anteriores para esta data.

17. OUTUBRO

Grande passagem de pombos nos Países Baixos e na Bélgica, com mais de 500 000 torcazes para sul em direção a França.

Forte entrada de TORDOS na Península ibérica tanto diurna como noturna e por ambos os lados oriental e ocidental dos Pirinéus.

15. OUTUBRO

Mais um dia calmo. Com bom tempo e vento fraco, passaram hoje os Pirinéus 3685 pombos.

12. OUTUBRO

Hoje atravessaram o cabo Falsterbo, vindos da Suécia para a europa central, mais 17 200 torcazes, totalizando 111980, número que indicia mais um bom ano de migração.

11. OUTUBRO

Entraram hoje em frança cerca de 120 000 torcazes vindos sobretudo da fronteira Suiça.

Hoje nos Pirinéus tudo calmo. Depois de três dias com razoáveis entradas de tordos e alguns torcazes, o nevoeiro de hoje obrigou à acalmia.

8. OUTUBRO

Alguns bandos a passar por Arnéguy / Valcarlos.

Com mais de 370 000 torcazes, ocorreu hoje a maior passagem para frança através das fronteiras da Alemanha e da Suiça.


Deixe uma resposta