Quem Somos

Caçamos torcazes com negaças e pombos de vara há mais de trinta anos (duas gerações). No início e durante bastante tempo, utilizámos a técnica tradicional, com pombos encarapuçados de atirar ao ar e pombos sem carapuça a trabalhar em varas com mola, instaladas na aba das árvores.

ADSC_0468A

Em anos mais recentes, após contacto com novas técnicas praticadas noutros países, sobretudo em Itália, decidimos apurar as nossas raças de pombos e iniciar a prática de negaçar recorrendo a varas verticais, colocadas no topo da copa das árvores, muito mais visíveis, capazes de trabalhar com qualquer direcção de vento, e, sobretudo, muito mais apelativas para o pombo torcaz, o que se veio a traduzir num aumento substancial dos abates.

Apesar da adopção das novas técnicas, constatámos que, mais importante que o tipo de vara, foi a utilização de pombos, particularmente dóceis, muito semelhantes aos torcazes, alguns com riscas brancas sobre as asas, visíveis a grandes distâncias. Estes pombos permitem muito bons resultados, mesmo em Dezembro, mês dos grandes bandos, onde a dificuldade de chamar os pombos à armação é maior. Por esta razão, optámos por importar vários casais deste tipo de pombos, oriundos de França e de Itália.

Criamos e treinamos pombos para qualquer tipo de vara, de diferentes raças, mas com predomínio da raça francesa “Azul de Gascogne“, da raça “Italiano de Asa Lisa” e, sobretudo, da única raça nacional, o “pombo de guizo”. Estas raças de pombos são as únicas apuradas com o propósito de servirem de atractivo aos torcazes, tendo por isso características morfológicas e psicológicas que, para além de facilitarem o treino e o acto de caça, os tornam particularmente semelhantes aos seus primos silvestres, os pombos torcazes.